terça-feira, 29 de março de 2011

Uma Chance

Faltavam alguns minutos para as 6h. O azul intenso do céu de Outono estava salpicado por nuvens cinzas, anunciando um dia nublado. A avenida que corta a cidade de leste a oeste já estava congestionada. Liguei o rádio. Música suave? Não. Precisava de algo mais contagiante para começar o dia. Sintonizei em uma estação para adolescentes. Em um dos programas, para pedir a música, você canta um trecho ao telefone. É engraçado ouvir uma voz desafinada cantando em sua melhor performance. Assim como cada um de nós, em sua intimidade. Um outro programa é dedicado a acordar pessoas queridas com uma mensagem e música dedicada. Era este o programa que estava no ar àquela hora.

A radialista anunciou com cerimônia. A ouvinte que ligou estava vivendo um dia determinante em sua vida. Ela acordara em seu último dia como uma mulher casada. No dia seguinte assinaria o divórcio. Solenemente, a radialista encerrou a apresentação e passou a palavra. O pedido de perdão e de uma nova chance veio com o coração aberto na mensagem para o marido. Centenas, ou milhares de ouvintes, tornaram-se testemunhas da declaração corajosa em meio a uma sentença marcada para ocorrer. A música ‘No one’, da Alicia Keys, arrematou o pedido com a paixão de quem arrisca tudo.

Chan.ce
Possibilidade de algum acontecimento independente de intenção humana (Dicionário Priberam)

Chance, do Francês 'cheance'. Original Latim cadentia: aquilo que cai de forma randômica. Risco, oportunidade. (Online Etimology Dictionary).

Mesmo sem conhecer a história do casal, cada um tem seu voto. Em dias que a intolerância, o egoísmo e a vaidade são valorizadas, pedir por uma chance ou pelo perdão é visto como atitude para os fracos. No sermão da Montanha, Jesus ensinou seus discípulos que bem-aventurados são os humildes de espírito porque eles herdarão o que Deus tem prometido. (Mateus, 5).

Bem-aventurada esta mulher. A chance lhe foi dada!

2 comentários:

  1. Oi, Mônica! Gostei muito da história, pela sua sensibiidade. Sim, parece que não há mais espaço para expor seus sentimentos verdadeiros, falar de amor, que essa franqueza seria uma característica dos fracos. Para mim, trata-se de um ato de coragem.
    Parabéns pela escolha e tratamento do tema!
    abs,
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris! Obrigada pelo apoio. Isso me motiva a continuar contando minhas histórias do cotidiano! Beijão!

    ResponderExcluir